Projeto elaborado por alunos do 5º ano A da escola municipal Maria Aparecida Colturato Fernandes, no Residencial Martani, rendeu uma premiação regional ao município de Catanduva. A escola teve seu trabalho de educação viária reconhecido dentre os melhores da região.
A próxima etapa é nacional. De todo o Brasil, sairão três finalistas. A premiação será realizada no dia 1º de dezembro, em São Paulo, na Sala Ibirapuera, do Green Place Flat. A professora Mirtes Minaco Tutia, responsável pela execução junto aos alunos, representará a instituição na capital paulista.
A campanha de educação para o trânsito em escolas é idealizada pela Fundação Mapfre, com coordenação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). A ação visa conscientizar crianças em todo o País, tornando-as multiplicadoras de informação e futuros bons motoristas.
A partir das atividades, os alunos são incentivados a conhecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação, dentro e fora da escola, de maneira a criar uma convivência mais harmoniosa no trânsito.
“Todos os alunos do 5º ano das escolas do município foram envolvidos neste e tivemos, dentre eles, um de destaque regional. Estamos muito orgulhosos com esta conquista para Catanduva, nossos professores e alunos”, disse a secretária de Educação, Sandra Bonifácio.
Projeto
O Projeto Circulando, da escola Colturato, teve como objetivo desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito. Para a sua realização, foram identificados problemas viários na região em que a escola está localizada.
Desde maio, os alunos participaram na observação, análise e crítica das condições de circulação viária em todos os ambientes de convivência. A conclusão contou com uma aula prática, na praça do bairro, ocasião em que os alunos criaram um ambiente viário fictício, que incluiu a participação dos pais.
Fonte: Assessoria/Prefeitura